Em 2019, os pernambucanos foram surpreendidos pela notícia de um desmoronamento de um edifício em um bairro nobre de Recife, capital do estado. A queda desse prédio afetou a estrutura de imóveis vizinhos que tiveram que ser demolidos. Contudo, esse caso fez surgir uma pergunta na cabeça das pessoas que viram a notícia: não houve […]
Em 2019, os pernambucanos foram surpreendidos pela notícia de um desmoronamento de um edifício em um bairro nobre de Recife, capital do estado. A queda desse prédio afetou a estrutura de imóveis vizinhos que tiveram que ser demolidos.
Contudo, esse caso fez surgir uma pergunta na cabeça das pessoas que viram a notícia: não houve nenhum sinal de que o imóvel estava com problemas? Bem, é nessas horas que precisamos falar sobre patologias na construção civil, durante todo o processo de fundação, terraplanagem, instalação, revestimento, etc. Afinal, a segurança dos imóveis interessa tanto aos moradores, quanto aos profissionais da área de engenharia, arquitetura e construção.
Se você andar pelo centro de uma grande cidade, provavelmente verá imóveis abandonados — alguns muito antigos. Nesses casos, para serem vendidos, essas propriedades teriam que passar por várias reformas.
Isso porque o tempo corrói tanto a estrutura do imóvel quanto as suas funções primordiais, pois muitas delas foram pensadas para necessidades que não existem mais — ou elas simplesmente não atendem às novas demandas dos moradores. Esses conjuntos de características negativas são exemplos de patologias na construção civil.
Existe uma série de patologias relacionadas à estrutura de um imóvel. As principais são: fissuras, movimentação de pisos, deslocamento de reboco, umidade, carbonatação de concreto, as trincas e as infiltrações.
Em relação ao uso do imóvel, as patologias mais comuns estão relacionadas à acessibilidade, como inexistência de rampas, ou à falta de manutenção de equipamentos, como defeitos nas mangueiras de gás.
A terraplenagem é o primeiro passo da etapa prática da construção civil. Com ela o solo é nivelado e preparado para receber uma obra.
De maneira breve a preparação do terreno é feita com o corte (retirada da terra) e aterro (acréscimo de terra ao solo existente) com a ajuda de rolos compactadores.
A terraplenagem bem planejada, com o levantamento inicial de dados topográficos, e corretamente executada garante um terreno regular e seguro desde a base da construção.
Por conta da importância dessa etapa inicial de uma construção, a terraplanagem da De Amorim Construtora é executada por profissionais altamente capacitados e equipamentos robustos para a que o nivelamento do terreno esteja adequado com as normas de segurança.
Em relação à infraestrutura, é fundamental que a construção do imóvel esteja seguindo as orientações de um engenheiro. Ainda é comum, principalmente em bairros distantes dos centros, que as pessoas não tenham um suporte desse tipo de profissional — o que contraria as regras dos planos diretores e coloca em risco os moradores do imóvel.
Além disso, é preciso ficar atento aos sinais que o imóvel apresenta, principalmente os relacionados à umidade, pois podem ser indicativos de pequenos vazamentos capazes de comprometer a infraestrutura do local.
As fissuras (1 mm), trincas (3 mm) e rachaduras (acima de 3 mm) podem surgir devido às mudanças no bairro, como aumento de trânsito, pavimentação da rua, etc. Sendo assim, caso ocorra alguma alteração no cotidiano do seu bairro, fique atento a esses sinais e, caso eles surjam, converse com um engenheiro.
Apenas tapar as trincas, maquiando o problema, é ignorar sinais importantes de patologias na construção civil.
A manutenção periódica do imóvel também é fundamental. A ação do tempo pode prejudicar o mais bem projetado dos edifícios. Cabe ao morador, o papel de evitar que pequenas infiltrações se transformem em grandes vazamentos, por exemplo.
Assim como uma pessoa deve procurar um médico quando apresenta sintomas de uma doença, o proprietário de um imóvel deve conversar com um profissional da engenharia, caso note algo estranho em sua casa.
Quanto mais cedo uma patologia na construção civil é tratada, mais rápida e barata se torna essa obra ou manutenção — e menos riscos de se machucar terão os moradores.