Execução e Venda de Loteamentos Abertos

O serviço de execução e venda de loteamentos abertos é muito importante para o crescimento de uma cidade, pois é por meio do loteamento – e consequentemente, da ocupação – de terrenos que a cidade vai se compondo. Seja qual for a intenção do proprietário com os lotes (obras de grande porte, tais como shopping centers e indústrias, ou para fins comerciais e residenciais), é necessário seguir determinadas regras para que ele seja considerado regular.

Tal serviço é composto por várias partes, sendo a primeira a regularização da gleba (termo utilizado enquanto a área não passou pelo processo de loteamento) junto à prefeitura. Para isso, é necessário apresentar um requerimento e também a planta do imóvel, demonstrando o plano de traçado dos lotes, a destinação deles (qual será o tipo de construção feita neles?), entre outras informações.

Deve-se apresentar também, em Curitiba e Região Metropolitana, o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), que tem como objetivo verificar todas as consequências que o loteamento vai causar no entorno e, inclusive, propor medidas mitigatórias ou compensatórias em alguns casos.

Execução e Venda de Loteamentos Abertos - De Amorim Empreendimentos
Documentação de Execução e Venda de Loteamentos Abertos - De Amorim Empreendimentos

Após a aprovação do planejamento do loteamento pelo Poder Público, é preciso realizar estudos para conseguir várias licenças, incluindo ambiental e de construção, viabilizando assim, a execução e venda de loteamentos abertos. Desta forma é possível começar a prática dos procedimentos básicos, que inclui o cumprimento das exigências federais (contidas na Lei N° 6.766/79) e municipais sobre o assunto.

É nesta etapa que ocorre a implementação da infraestrutura, que envolve terraplanagem, pavimentação (asfaltamento, criação de guias e calçadas), sinalizações viárias (horizontais e verticais), implantação de saneamento básico e rede de drenagem de águas pluviais. Além disso, a entrega deve ser feita com todas as outras redes (água, elétrica e telefônica) devidamente testadas e aprovadas pelas respectivas concessionárias.

A penúltima etapa é o registro dos lotes criados no Cartório de Registro de Imóveis e também a criação das inscrições imobiliárias na Prefeitura, além da obtenção do Habite-se (Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras). Então, os lotes estão prontos para serem comercializados.

Execução e Venda de Loteamentos Abertos - De Amorim Empreendimentos
Execução e Venda de Loteamentos Abertos - De Amorim Empreendimentos

Como visto, por ser um processo técnico, com alto nível de responsabilidade e seriedade, além de burocrático, não é recomendado que o proprietário faça esse processo sem ajuda.

Portanto, a De Amorim Empreendimentos se coloca à disposição aos proprietários de terrenos que preferem contratar o serviço de execução e venda de loteamentos abertos. Somos especialistas no assunto, pois contamos com experiência na área e o auxílio de profissionais tais como engenheiros civis, engenheiros ambientais e florestais, engenheiros cartográficos, topógrafos e arquitetos para fazer todo esse processo.

Todo o processo de loteamento realizado por nossa empresa segue de maneira rígida as questões legais e as regras ambientais, contribuindo com a confiança na maneira como operamos.

Desta forma, você, proprietário, fica tranquilo, pois sabe que deixar o terreno em nossas mãos é a garantia de um serviço realizado com a máxima qualidade e o melhor retorno financeiro.

Mais dos nossos serviços