De Amorim Empreendimentos Imobiliários
De Amorim Empreendimentos Imobiliários De Amorim Empreendimentos Imobiliários
41 3373-2155
  • Início
  • Sobre
  • Serviços De Amorim
  • Empreendimentos De Amorim
  • Conteúdo
  • Contato
De Amorim Empreendimentos Imobiliários > Dicas > Vale a pena morar na região metropolitana e trabalhar na cidade?

Vale a pena morar na região metropolitana e trabalhar na cidade?

Você sabia que hoje vivem mais paranaense na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) do que na própria capital? De acordo com dados do IBGE, 3.654.960 pessoas vivem nos 29 municípios que formam a RMC. Em Curitiba, vivem mais de 1,9 milhões de habitantes — o que faz da cidade a maior capital do Sul do Brasil. […]


Você sabia que hoje vivem mais paranaense na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) do que na própria capital? De acordo com dados do IBGE, 3.654.960 pessoas vivem nos 29 municípios que formam a RMC. Em Curitiba, vivem mais de 1,9 milhões de habitantes — o que faz da cidade a maior capital do Sul do Brasil.

Esses dados mostram uma mudança no crescimento das cidades. No passado, essas cidades eram categorizadas como “municípios dormitórios”. As pessoas viviam ali, mas sempre que precisavam trabalhar, fazer compras, estudar ou ter acesso a lazer, elas precisavam vir a grande Curitiba.

Pinhais – Região Metropolitana de Curitiba

É verdade que esse é o caso de algumas cidades que formam a RMC, principalmente as que fazem parte do Vale do Ribeira, como Adrianópolis e Bocaiúva do Sul. Contudo, outras cidades, como Araucária, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande despontam como boas oportunidades para quem quer morar próximo à capital.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo este artigo!

Avaliando as vantagens da cidade

Como mencionamos no começo deste material, a RMC é formada por 29 municípios diferentes. Portanto, é necessário avaliar as qualidades de cada um deles antes de decidir se mudar.

Além disso, muitas dessas cidades não estão tão próximas assim de Curitiba. “Região Metropolitana” é um conceito usado para avaliar a dependência das cidades vizinhas em relação a uma cidade maior, que pode ser, ou não, uma capital. As cidades que compõem o Vale do Ribeira paranaense fazem parte da RMC, contudo, é impossível morar em algumas delas e trabalhar diariamente em Curitiba. Muitas delas não têm a mesma infraestrutura encontrada em bairros antigos de Curitiba, como a Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Deixando de lado essas cidades e focando naquelas que estão realmente próximas a Curitiba, é interessante classificá-las de acordo com alguns itens que você considera importante.

Lazer

Araucária, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Colombo são exemplos de cidades que contam com parques e centros comerciais bem-desenvolvidos. É fato que essas cidades podem oferecer opções de diversão muito mais agradáveis do que vários bairros de Curitiba.

Comércio

A maior parte das cidades vizinhas de Curitiba tem empresas comerciais capazes de atender às principais necessidades de seus moradores. Redes de supermercados, farmácias, lojas de móveis etc. não sendo necessário se deslocar para a capital apenas para fazer compras.

Vantagens do trajeto

Caso você precise viajar diariamente para Curitiba, precisa avaliar a qualidade do trajeto. Dependendo da cidade, a locomoção por meio do transporte público pode ser mais complicada, exigindo que você use o carro — o que gera um aumento nos gastos do orçamento doméstico.

O trânsito também precisa entrar nessa equação, já que é provável que você precise pegar rodovias bem movimentadas para ter acesso ao seu trabalho.

Alguns trajetos podem ser mais demorados do que outros, mesmo com trânsito livre. Quem vive em Bocaiúva do Sul levará cerca de 2h00 até a Curitiba, seguindo pela BR-476. Isso é fruto da distância e não de engarrafamentos.

Vantagens do Imóvel

Por fim, é importante avaliar a qualidade do imóvel em que se vai morar. Em muitos casos, o indivíduo terá acesso a um terreno grande, com muito mais espaço para ter lazer — algo raro na maioria dos imóveis disponíveis na capital.

Essa vantagem pode fazer a diferença, compensando o deslocamento em relação a Curitiba. Imóveis na RMC também podem ser mais baratos, quando comparados aos da capital. Isso faz com que aumentem as chances deles se valorizarem, tornando-os mais vantajosos enquanto investimento.


Como vimos, morar na Região Metropolitana de Curitiba é uma realidade mais comum do que viver na própria capital. Essas cidades estão crescendo a um ritmo acelerado, gerando oportunidade de trabalho — além de boas chances para quem quer fazer um bom negócio ao comprar imóveis.

Veja também

Dicas

Saiba os tipos de condomínios industriais e escolha a melhor opção para seu negócio

Conteúdo

Principais patologias na Construção Civil e como evitar

De Amorim Empreendimentos Imobiliários

R. Padre João Rzemelka, 136
Curitiba - PR - CEP 81280-120

41 3373-2155 | 41 3373-3538
propostas@deamorim.com.br

Agência WX Criação de Sites